quinta-feira, 9 de maio de 2013

Emagreça comendo no restaurante por quilo

 Foto: Getty Images


Quem trabalha e almoça fora de casa conhece bem as tentações oferecidas pelos restaurantes por quilo. Por outro lado, a variedade de pratos pode contar muito a favor de quem quer perder peso. "Dá para emagrecer selecionando os alimentos corretos e saudáveis", garante a nutricionista Adriana Gomes, diretora da Alef Assessoria Nutricional, em São Paulo. Foi o que fez a paulistana Ana Paula Gonçalves Cintra, de 31 anos, para conseguir perder mais de 20 kg em um ano. No seu prato as frituras deram lugar aos grelhados, vegetais e alimentos integrais.


"Comer devagar é essencial. Comece pela salada. A mastigação ajuda na produção da leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade", diz Adriana. Separamos dicas infalíveis para reduzir pela metade as calorias da refeição feita no restaurante por quilo - elas também servem para quem come em casa. Com isso, dá para perder até 1,5 kg por semana e ainda se deliciar com dois pedaços de pizza no sábado.


A nutricionista sugere dividir o prato assim: metade para proteínas, um quarto de salada e um quarto de carboidrato. "As proteínas demoram mais para ser digeridas, o que prolonga a sensação de saciedade", diz. Para ela, o peso do prato da brasileira (cuja média de altura é de 1,60 m e de peso, 60 kg), não deve ultrapassar 300 g por dia.


Evite sucos e refrigerantes durante as refeições. "Eles dilatam o estômago e aumentam a vontade de comer a cada dia", diz Adriana. Beba sucos uma hora depois do almoço. Corte também o clássico cafezinho. Ele pode agravar sua ansiedade - e isso só piora a compulsão por comida. Sai dessa!


O ideal é resistir aos doces e até às frutas depois do almoço. "Deixe para comê-las como lanche entre as refeições", diz Adriana. Se não conseguir resistir, invista na sobremesa só uma vez na semana. Que tal dividir com a sua amiga?


>> 12 dicas para não cair em tentação


A nutricionista Adriana Gomes montou um cardápio de 1.020 calorias diárias para você aproveitar o restaurante por quilo sem culpa. "Dá para perder de 1 kg a 1,5 kg por semana e até 6 kg por mês", diz. E faça ainda exercícios aeróbicos (caminhada).


Dica: sempre que o lanche for maçã ou pera, tome um copo de água.


Cardápio inserido


· SEGUNDA: Sanduíche (1 ft. de pão integral + 1 ft. de queijo branco + tomate) + 1 copo (250 ml) de iogurte light batido com leite desnatado


· TERÇA: 1/2 xíc. de salada de fruta + 1 iogurte light


· QUARTA: 1 ft. de mamão + 1 iogurte desnatado


· QUINTA: 1 iogurte light + 1 banana


· SEXTA: 1 copo (200 ml) de leite desnatado + 3 cols. (sopa) de granola


· SEGUNDA: 1 maçã


· TERÇA: 1 pera


· QUARTA: 1 banana


· QUINTA: 1 maçã


· QUINTA: 1 maçã


· SEGUNDA: Salada colorida (ex.: alface, rúcula, tomate) com 1 col. (sobremesa) de azeite extravirgem e 1 pitada de sal + 2 rodelas de beterraba cozida + 3 cols. (sopa) de arroz integral + 1 flé de frango grelhado


· TERÇA: Salada colorida (mesmo tempero da segunda) + 1 punho de mão fechada de macarrão ao molho vermelho + 1 punho de mão de carne de panela


· TERÇA: Salada colorida (mesmo tempero da segunda) + 1 punho de mão fechada de macarrão ao molho vermelho + 1 punho de mão de carne de panela


· QUINTA: Alface e tomate à vontade + 3 cols. (sopa) de arroz integral + 1/2 concha de feijão + 1 posta de peixe cozido


· SEXTA: Salada colorida + 3 cols. (sopa) de legumes cozidos + 2 cols. (sopa) de arroz integral + 1 espetinho de carne (4 pedaços)


· SEGUNDA: 1 iogurte light


· TERÇA: 1 maçã


· QUARTA: 1 pera


· QUINTA: 1 copo (200 ml) de leite desnatado


· SEXTA: 1 maçã


· SEGUNDA: 2 ovos cozidos + 1 fatia de mamão


· TERÇA: Sanduíche quente (1 ft. de pão integral + 1 ft de queijo branco + tomate) + 1 copo de suco de maracujá


· QUARTA: 1 omelete com 2 ovos, tomate e salsinha + 1 fatia de melão


· QUINTA: 2 claras de ovo cozidas + Alface e tomate à vontade


· SEXTA: 1 fIlé de frango grelhado (do tamanho da palma da mão) + 3 cols. (sopa) de legumes cozidos

(Cód. Conteúdo: 740040) Os comentários são pessoais e não refletem a opinião do MdeMulher.


View the original article here

Nenhum comentário:

Postar um comentário