quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O perigo da bomba: riscos de anabolizantes e suplementos “milagrosos” para a boa forma

Quer engrossar o braço rápido? Queimar aquela gordurinha da barriga que insiste em não desaparecer depois de meses de dieta e incontáveis abdominais? Aumentar a carga no supino e ter peitorais mais sarados? Qualquer freqüentador mais assíduo em academias conhece, ou suspeita que conhece, alguém que tomou bomba ou algum suplemento não exatamente “regulamentado” para melhorar a performance ou dar um gás no próprio corpo. E a pergunta é: vale à pena?

A resposta rápida, mesmo que não seja exatamente a que se quer ouvir, é não. Especialistas – de professores de educação física a nutricionistas e médicos – ressaltam o risco do uso de anabolizantes e suplementos não regulamentados para chegar à boa forma. Os riscos são vários – e o próprio bom senso alerta que tomar injeção de hormônio comprado de um “conhecido” não é exatamente uma das coisas mais sensatas que se pode fazer na vida.

Os riscos são conhecidos, mas não custa lembrar. De acordo com a Clínica Mayo, o uso de anabolizantes pode causar casos severos de espinhas e acne, tumores e disfunções no fígado, problemas de colesterol (aumento do colesterol ruim e diminuição do colesterol bom), mudanças de comportamento – indo de aumento da agressividade a depressão. Em homens, os riscos também se estendem a crescimento de seios, calvície, redução nos testículos, infertilidade e mudanças na voz. Mulheres arriscam mudanças de voz, aumento na quantidade de pêlos no corpo, calvície e um apetite maior que o normal.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também alerta para o risco de problemas cardíacos e o fato de o uso de anabolizantes poder levar à morte em casos de abuso. Isso somado ao risco de contrair HIV ou hepatite em caso de compartilhamento de seringas ou uso de material e procedimentos incorretos durante a aplicação.

Alternativas? Não há muito segredo: boa forma se consegue com boa alimentação, exercícios regulares e uma boa dose de paciência e realismo. Depois de anos comendo errado ou se exercitando pouco, é irreal esperar que no primeiro mês de academia já se vá chegar ao corpo desejado. Com persistência, no entanto, se chega lá. Na dúvida, consulte um médico ou nutricionista: eles podem indicar suplementos alimentares saudáveis e ensinar boas táticas de alimentação. No mais, é treinar e chegar à boa forma que se quer, com saúde.


View the original article here

Nenhum comentário:

Postar um comentário