terça-feira, 26 de junho de 2012

Cirurgia bariátrica

O tratamento para emagrecer é procurado por pessoas em todo o mundo, e os tipos de procedimentos variam de acordo com o grau de obesidade, riscos e metas a serem alcançadas. Porém, chega uma hora em que a pessoa não consegue mais emagrecer apenas com dieta, remédio ou exercício, isso geralmente ocorre em casos onde o IMC é igual ou superior a 40, o que é tratado pela medicina como obesidade mórbida, é nessa hora que a cirurgia chega a ser uma saída pensada pelo médico. Até a década de 50 as pessoas que sofriam de obesidade mórbida acabavam falecendo em decorrência dos efeitos colaterais do excesso de gordura no corpo. Por isso, a cirurgia bariátrica foi considerada a melhor saída para salvar essas vidas.



A cirurgia bariátrica age diretamente no estômago, que em obesos acaba ficando dilatado pela quantidade de comida ingerida ao longo dos anos, e mesmo que a pessoa comesse pouco, ele ainda reclamaria de fome. Os principais objetivos desse tipo de cirurgia consistem em: diminuir a quantidade de comida ingerida, estimular a saciedade no cérebro diminuindo a capacidade física de ingestão do estômago e diminuir a quantidade de carboidratos absorvidos pelo organismo do paciente. Então surgiram os diferentes tipos dessa cirurgia.



São três os principais tipos de cirurgia bariátrica conhecidos pelo mundo: bypass gástrico, banda gástrica e dissabssortivas. A primeira consiste em excluir a função do Duodeno, o que causa a perda de fome do paciente que consegue emagrecer por diminuir a ingestão de comida, a segunda instala uma cinta na região do estômago que divide o estômago numa espécie de ampulheta fazendo com que o paciente precise comer de forma pouca e moderada, e a última que não é muito aconselhada e faz com que o sistema digestivo do paciente funcione em apenas 30% de sua capacidade total, sendo obrigado a ingerir uma dieta rigorosa de nutrientes necessários.


View the original article here

Nenhum comentário:

Postar um comentário