terça-feira, 26 de junho de 2012

Sexo faz bem para saúde? Benefícios de uma vida sexual ativa.

O amor, a relação afetiva, todas as manifestações de carinho, o beijo, o toque, o ato sexual, fazem um bem enorme tanto a saúde psicológica, quanto a saúde física.


Muita gente pergunta: Sexo faz bem para saúde? A resposta é: sim, os  benefícios de uma vida sexual ativa ao funcionamento do organismo são enormes. Estudos recentes demonstram que a pele, o coração, o sistema nervoso e o imunológico funcionam melhor quando você ama.


Uma vida sexual ativa e satisfatória, além de proporcionar uma gratificação emocional intensa, fortalece os músculos, os ossos, o coração e melhora a aparência da pele. Durante o ato sexual, há a movimentação de 99% dos músculos, que se alongam de forma gradativa e natural, o que contribui para manter sua flexibilidade. A resposta do corpo à estimulação erótica é a vasodilatação, que aumenta a circulação sanguínea e o tônus muscular. A vasodilatação faz com que o sangue irrigue melhor não apenas os órgãos genitais mas todos os demais órgãos e tecidos do corpo, ajudando assim a prevenir doenças e retardar a velhice. E o caso da pele, que fica mais hidratada, nutrida e com aparência mais jovem.


Outro órgão que se beneficia é o coração. Com a excitação sexual, os batimentos cardíacos passam de seu normal de 60-100 por minuto para 110-180 por minuto, exercitando o sistema cardiovascular e aumentando sua capacidade. Esse aumento de atividade é comparável ao provocado por outras atividades, como dirigir automóvel, que é bem suportado pelo corpo. Mesmo que você seja cardíaca, lhe fará bem tanto quanto faz um treinamento do tipo cooper.

Sexo faz bem para saúde?


O complexo hormonal também é influenciado tanto pelo estado pré-relação como pela relação em si. Na expectativa do contato, o cérebro é invadido por substâncias denominadas neuroaminas, que transmitem mensagens químicas de uma célula para outra, provocando uma sensação de entusiasmo ao corpo todo. É como se você lubrificasse uma engrenagem velha.


No momento do orgasmo o cérebro libera um hormônio, denominado betaendorfina, que tem propriedades analgésicas e relaxantes e é responsável pelo estado de bem estar e de relaxamento que você sente depois de completada a relação. Para quem sofre de insônia, a betaendorfina funciona até como sonífero.


Tanto a liberação da betaendorfina como a massagem proporcionada pelos toques entre dois parceiros têm influência, segundo os pesquisadores, para melhorar o funcionamento do sistema imunológico.


Vantagem final, a relação sexual funciona também como remédio contra a ansiedade, que para muitos se relaciona muito com a obesidade. A tranqüilidade resultante do orgasmo acalma a ansiedade que já não leva a comer compulsoriamente como forma de alívio, agindo assim como moderador de apetite. Além disso, já que cada ato sexual consome, em média, 200-600 calorias (de um café da manhã a uma feijoada), sua contribuição para a manutenção da silhueta é inegável.


Voltar ao início do Corpo a  Corpo


View the original article here

Nenhum comentário:

Postar um comentário