domingo, 24 de junho de 2012

Os benefícios do agrião. Receitas medicinais com o agrião.

O Agrião é uma planta herbácea pertencente à família das Crucíferas e é uma grande fonte de vitaminas A, C e do complexo B, além de contém em sua estrutura enxofre, potássio, fósforo, cálcio, iodo e fibras.


Tão comum em nossas refeições do dia a dia, aconselha-se consumi-lo em grandes quantidades, em saladas. Possui um cheiro característico e um sabor um tanto amargo, mas levemente picante, o que o torna um prato agradável e peculiar.


Os benefícios terapêuticos do agrião são vastos, entre os males que ele combate estão a tuberculose, cálculo renal, raquitismo e cistites, além de trazer inúmeros benefícios para o figado e ser ótimo para os diabéticos, devido a seu poder diurético.


Partes da planta a serem utilizadas: as flores e as folhas, que devem ser colhidas quando a planta se acha em plena floração. É melhor, porém, empregá-la fresca e crua, pois cozida ou dessecada perde muito de suas virtudes.


Para Bronquite, Depurativo e Diurético:


Infusão a frio: colocar em uma xícara de água uma colherada de folhas e flores frescas, deixando-as aí por toda a noite. Filtrar, esmagando o agrião com uma colherinha para fazer sair todo o líquido. Beber a infusão pela manhã, em jejum.


Febre persistente, Fígado (icterícia) Infusão: esmagar em um pilão algumas mão cheias de agrião fresco, vertendo-o em uma tela limpa, torcendo e extraindo todo o suco. Filtrar e consumir 40 gramas de suco ao dia.


Para gengivas:


Mastigar algumas folhas de agrião por dia, para ativar a salivação e reforçar as gengivas.


Para pele:


Contra o avermelhamento da pele, devido ao vento ou ao sol, fazer lavagens com uma loção obtida misturando 50 gramas de suco de agrião e 10 gotas de essência de amêndoas amargas.


Para Escorbuto:


Ferver, por 3 minutos, em fogo moderado, uma pitada de folhas frescas de agrião em uma xícara de água. Filtrar após dez minutos, adicionar suco de limão, ou de laranja, ou de tomate fresco e beber em duas vezes durante o dia.


Voltar ao início do Corpo a Corpo


View the original article here

Nenhum comentário:

Postar um comentário