segunda-feira, 25 de junho de 2012

Os benefícios da Alface e seu poder medicinal.

A popular, fresca e modesta alface, encontrada sempre sobre as nossas mesas, é preciosa tanto como alimento como do ponto de vista terapêutico. Seu poder medicinal é amplo e os benefícios que proporciona para nossa saúde são inquestionáveis. Com suas folhas se fazem infusões e cataplasmas para curar, com eficácia, irritações do intestino, afecções da pele e insônia.

Suas propriedades emolientes e refrescantes são universalmente conhecidas. Fabricam-se comercialmente os sabonetes à base de alface, criados apenas para as peles facilmente irritáveis.

Pertencente à família das Compostas, a alface possui folhas radiais moles, oblongas, reunidas em céspedes, e flores amarelas. Possui numerosas variedades cultivadas.

Partes da planta a serem utilizadas: as folhas frescas.

Contusões, Inchachos, Pele (irritações, rubores):

Ferver, por 5 minutos, em pouca água, algumas folhas de alface. Deixar amornar, untar as folhas com azeite de oliva, em seguida estender sobre uma gaze e aplicar o preparado sobre a região atingida, com o objetivo de impedir a inflamação.

Insônia:

Ferver, por somente 5 minutos, meia alface em um quarto de litro d’água. Deixar amornar e filtrar o líquido, adoçando-o ligeiramente. Beber meia hora antes de deitar-se.

Intestino:

Cozinhar 60 gramas de alface em meio litro de água. Deixar amornar antes de filtrar e beber três cálices ao dia. É um laxativo brando e refrescante.

Voltar ao início do Corpo a Corpo


View the original article here

Nenhum comentário:

Postar um comentário