segunda-feira, 25 de junho de 2012

Saiba mais sobre o envelhecimento da pele.

Não seria maravilhoso se houvesse um creme capaz de interromper o envelhecimento da pele?


Os pesquisadores continuam estudando o mecanismo da produção de colágeno e elastina pelo corpo e parecem ter tido sucesso em isolar um composto biológico, denominado TGF beta, considerado essencial. É que se devem à presença do colágeno as propriedades elásticas da pele.


Com a idade, esse tecido perde elasticidade, dando origem às rugas e à flacidez e a capacidade de reter a umidade. A pele torna-se mais fina (quase transparente, nas pessoas mais velhas), deixa aparecer veias pequenas tanto no rosto como nas pernas e começa a apresentar manchas pigmentadas (marrons), principalmente nas costas das mãos. São as chamadas manchas de senilidade, que só precisam de cuidados se crescerem muito em tamanho e começarem a coçar. Nesse caso, procure um especialista para removê-las por meio de cirurgia ou com gelo seco.


Em relação às rugas há muito pouco a fazer, a não ser eliminá-las com a cirurgia plástica. Evite os cremes anti-rugas, que têm efeito muito curto (apenas horas) e esticam e ressecam a pele. Os preparados à base de hormônios ainda não conseguiram mostrar eficiência melhor que a de um bom hidratante.

O envelhecimento da pele


São produtos high-tech, cápsulas microscópicas de materiais plásticos solúveis, contendo princípios ativos destinados a tonificar a pele (substâncias contra os radicais livres, vitaminas, hidratantes), que vão sendo liberados lentamente, de acordo com a necessidade.


Funcionam dentro da relatividade de qualquer hidratante: os produtos melhores são os que procuram evitar a perda de água pela pele, imitando a secreção sebácea naturaí.


São substâncias utilizadas para combater rugas e manchas da pele, realizando um peeling químico. Elas provocam uma descamação e substituição da camada superficial da pele, eliminando temporariamente os pés-de-galinha, sinais de acne e pigmentação irregular. A aplicação deve ser feita por um dermatologista, pois há concentrações específicas para cada tipo de marca que se quer eliminar. Antes do tratamento, é preciso saber se não há herpes ou outra infecção, pois elas se espalham pelo rosto, na aplicação de produtos químicos. Depois, é preciso aplicar cosméticos que prolonguem seu efeito e não tomar sol, pois a pele fica muito sensível, queima e mancha com facilidade. Se não houver acompanhamento de dermatologista, tenha o cuidado de não usar cosméticos com mais de 5% desses ácidos. E sempre associe esse tratamento com um bom hidratante, à base de ácido láctico se for possível.


Obs.: É recomendável fazer esses tratamentos no inverno, quando o sol é mais fraco.


Artigos Relacionados:


Como ter uma pele perfeita


Voltar ao início do Corpo a Corpo


View the original article here

Nenhum comentário:

Postar um comentário