segunda-feira, 25 de junho de 2012

A importância do sono. Quais as causas da insonia?

O sono é mais um fenômeno químico e hormonal que físico. Na verdade, não é um corpo cansado que leva ao sono, mas um cérebro cansado, sobrecarregado de informações. Para entendermos a importância do sono, devemos pensar que o ritmo de cada um é gerado por um hormônio vital, a cortisona que é secretado pelas glândulas supra-renais e sua concentração no sangue é que determina o cansaço. Ela começa a cair bastante a partir de meia-noite, e atinge seu ponto mais baixo entre 2 e 4 horas da manhã; o pico fica entre 6 e 9 horas, quando ocorre o despertar.

A cortisona influencia os níveis de glicose no corpo, regula as concentrações de sódio, potássio e a pressão sanguínea, além de influir na força dos  músculos. Dormir bem, regularmente resulta em secreções regulares de cortisona.

A necessidade de sono é muito subjetiva: a quantidade de horas de sono de que você necessita é indicada pelo número de horas que você dorme se não for perturbada. Um recém-nascido dorme até 15-16 horas por dia, mas a maioria dos adultos passa bem com 6-7 horas diárias de sono, enquanto aos 70 anos bastam 2 horas de sono profundo: as demais são gastas em cochilos intermitentes.

sono1 A importância do sono. Quais as causas da insonia? A importância do sono.

O sonho tem papel importante no sono: as células cerebrais só fabricam as substâncias químicas essenciais e necessárias ao funcionamento cerebral durante os sonhos. Sem sonhos, essa reposição não ocorre de modo adequado: é por isso que os hipnóticos, como os barbitúricos, que interferem radicalmente no mecanismo do sonho, nos provocam mal-estar pela manhã, quando acordamos. Os soníferos modernos são tranqüilizantes e interferem muito pouco nos sonhos, fazendo com que acordemos bem, além de não alterarem nossa lucidez, caso acordemos de noite.

Insônia é a ausência de sono ou a dificuldade para dormir, não costuma ocorrer a noite toda e por muitas noites seguidas. Se crônica, é extremamente debilitante para o corpo. Seu efeito mais negativo se manifesta por um cansaço muscular extremo e pela capacidade de raciocínio bastante prejudicada. Se você sofre de insônia crônica, deve procurar seu médico: só com o acompanhamento médico é aconselhável tomar remédios para dormir.

Tensão, ansiedade e ressentimento estão entre as causas mais comuns de insônia. Por isso, procure pôr a cabeça em ordem antes de dormir. Outra causa de insônia é o excesso de álcool. Se uma dose de bebida alcoólica parece que vai fazê-la dormir rapidamente, isso só acontece nos primeiros momentos. Depois, à medida que o álcool entra na corrente sanguínea, passa a exercer ação excitante e a atrapalhar o sono.

Um tipo bastante comum de insônia ocorre durante a gravidez: apesar de a maioria das grávidas “dormirem sentadas” e irem para a cama sentindo-se exaustas, muitas vezes ficam sem sono ao deitar. Isso ocorre porque seu metabolismo precisa adaptar-se ao do bebê, que não tem sono e cresce e se desenvolve 24 horas por dia.

Artigos Relacionados:

Chá para acabar com a insonia

Banho anti estresse para insônia e cansaço mental


View the original article here

Nenhum comentário:

Postar um comentário