domingo, 24 de junho de 2012

O que é o cabelo? Saiba mais sobre a estrutura capilar.

Há várias inverdades e muitos mitos no que as mulheres, em geral, sabem sobre seus cabelos, muitos falam, matérias são escritas, mas poucos sabem realmente o que é o cabelo.


Poucos sabem como é formado e como funciona a estrutura capilar, quase ninguém lembra, por exemplo, que os cabelos são feitos de células mortas e que não há creme, loção ou medicamento que possa lhes dar vida.


A única parte viva do cabelo é a ponta de sua raiz, a papila, que fica localizada dentro de um folículo piloso, onde é alimentada pelos capilares sanguíneos.


O resto da estrutura capilar é composto de células de queratina, empilhadas umas sobre as outras e ligadas quimicamente entre si, formando camadas diferentes de tecido: a medula ou núcleo central, esponjosa, revestida por uma camada grossa, o córtex, que é responsável pela espessura e flexibilidade do fio e que contém os pigmentos amarelos, vermelhos ou castanhos determinantes das cores diferentes.

O que é o cabelo?


Núcleo e córtex são enfeixados externamente pela cutícula, camada fina de células em forma de escamas, encaixadas como as penas de uma ave. A aparência sedosa ou opaca dos cabelos resulta da forma como essas escamas se encaixam: ordenadas e lisas, quando o seu cabelo está em boas condições, dando-lhe aspecto brilhante; eriçadas e arrepiadas, deixando o cabelo opaco, quando ele foi submetido a alguma agressão, como a tintura ou a descoloração.


Dessa forma, a única maneira de ter cabelos de boa aparência é garantir às suas raízes o suprimento dos nutrientes necessários para que os fios recém-formados sejam de boa qualidade.


A nossa dieta normal é geralmente suficiente, sem necessidade de suplementos de vitaminas A, E e do complexo B, proteínas e minerais, como ferro e iodo. Só carências drásticas de vitaminas A e E parecem afetar os cabelos, mas ainda sem comprovação científica cabal.


Agora que você sabe o que é o cabelo, cuide dele com carinho e fique linda com suas madeixas.


Artigos Relacionados:


Hidratação caseira para os cabelos


Tranças estragam o cabelo?


Calvície feminina. Conheça as causas e o tratamento


Queda de cabelos por estresse ou má alimentação


Voltar ao início do Corpo a Corpo


View the original article here

Nenhum comentário:

Postar um comentário